Powered By Blogger

Alimentos de A a Z

ABACATE - É uma fruta de alto valor nutritivo, mas deve ser consumido com moderação, cem gramas contêm quase 200 calorias, além de possuir mais gordura que qualquer outra fruta.Alguns o utilizam como parte de saladas, servidas como acompanhamento de carnes. Deve ser servido cru pois se torna amargo quando cozido. Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos.

ABACAXI- Nativo do Brasil, é rico em vitamina A, tem excelentes propriedades digestivas, diuréticas e antitérmicas. Como diurético colabora na dissolução de cálculos renais. Excelente para pessoas que sofrem de prisão de ventre crônica. Oferece benefícios terapêuticos para reumatismo, sua ingestão facilita a remoção de cravos e espinhas.

ABOBRINHA - É composta de aproximadamente 94% de água, um dos vegetais com as menores taxas calóricas, uma xícara dela crua e fatiada possui menos de 20 calorias. É uma boa fonte de vitaminas A, C e folato. A abobrinha é ótima para ser consumida crua, como salada ou fatiada, serve ainda como suplemento de diversos pratos, como lasanhas, carnes e molhos. Na hora de comprar, escolha as mais firmes e pesadas.

ABÓBORA - Rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras e boa quantidade de vitamina C e potássio. Contém poucas calorias, meia xícara possui cerca de 40, suas sementes são fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B e E além de fibras. Suas sementes devem ser lavadas e postas para secar, em seguida assadas por cerca de 1 hora a 120ºC. Devido a casca dura, é ideal para o armazenamento, cerca de 1 mês em local seco e fresco. 

AGRIÃO - Boa fonte de beta-caroteno e vitamina C, além de cálcio, ferro e potássio. Rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, os praticantes de medicina alternativa recomendam seu consumo para aliviar distúrbios gastrointestinais, problemas respiratórios e infecções do trato urinário, mas cuidado, pode ser contaminado por parasitas e bactérias dependendo de sua proveniência. 

AIPO - Alimento rico em fibras e de baixa caloria, é também uma boa fonte de potássio. Possui efeito benéfico, reduzindo inflamações e protegendo contra o câncer. É amplamente utilizado em dietas alimentares, pois dá a sensação de saciedade com apenas 5 calorias por talo. As folhas são mais ricas em nutrientes que os talo, e podem ser utilizadas em saladas e sopas. 

ALFACE - Usada para combater a insônia e relaxar os mais agitados.Pode evitar ou curar a prisão de ventre e reduzir a hipertensão, é indicada para pessoas diabéticas. Fortalece o coração e os rins ajudando a manter o PH do organismo. As folhas mais escuras são as mais nutritivas. 

ALHO - É um alimento extremamente benéfico, diminui a hipertensão e os níveis de colestertol do sangue. Tem propriedades antiviróticas e bactericidas que previnem e combatem infecções, também é eficiente na proteção contra alguns tipos de câncer e na congestão nasal. No entanto pode causar indigestão se comido cru, o contato direto pode irritar a pele e as mucosas.

ARROZ - Quando combinado com feijão e outras leguminosas, como a ervilha ou a lentilha, o arroz transforma-se em boa fonte de proteína. É rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a síntese de proteína. Como é de fácil digestão, é bom para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarreia.

ASPARGO - Boa fonte de folato e vitaminas A e C,é pobre em calorias. Seus talos, por sua vez, contêm muitas fibras. As purinas contidas nele, podem precipitar uma crise de gota. 

 AZEITONA - Possui alto teor de gorduras monoinsaturadas que beneficiam o nível de colesterol no sangue, é fonte de vitamina A, cálcio e ferro com baixo teor calórico. Algumas variedades, possuem alto teor de sódio. Ao contrário do que muitos acreditam, azeitonas pretas e verdes são a mesma fruta em diferentes estados de amadurecimento.


BANANA - É rica em açúcares, betacaroteno, ácido fólico, vitaminas A, B3, C e E, cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio, possui alto valor nutritivo e equilibra o PH do organismo. É recomendada nos casos de gastrite. Regula os processos digestivos, ajuda a aliviar a síndrome pré-menstrual e protege o coração e os vasos sangüíneos. É utilizada para regular o intestino, o fígado, o estômago e os rins.

BATATA - Rica em amido, ácido fólico, vitamina C, cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e também hidrato de carbono. Deve ser muito bem lavada, mesmo se for utilizada sem casca, é preciso cortar os seus brotos, pois são tóxicos. Capaz de nutrir nossas necessidades diárias de aminoácidos, a batata tem alto teor de potássio, produzindo um efeito diurético muito benéfico nas doenças renais, ajudando a manter o PH do organismo. 



BERINJELA- Rica em vitaminas A, B1, B2, B3 E C, além de boa fonte de fibras. Regenera o sangue, é diurética e antiinflamatória, favorece a digestão e é ótima no combate à asma e à bronquite. Também auxilia no tratamento de prisão de ventre, desnutrição, reumatismo, inflamações da pele e diabetes. É estimulante do fígado e pâncreas. Utilize-a com casca para um melhor aproveitamento dos nutrientes. Na hora de escolher, prefira as berinjelas que estiverem rijas, pois as enrugadas e murchas são mais amargas. 


BETERRABA - Alimento Rico em betacaroteno, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, flúor, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Conhecida por ser um dos legumes mais importantes na prevenção do câncer, devido ao seu alto teor de anti-oxidantes. É excelente para o fígado e para a vesícula, além de reforçar o sistema imunológico. A beterraba possui alta porcentagem de glicídios e por isso não é indicada para pacientes diabéticos. Seu sumo é considerado bom remédio contra a gripe e a febre. Muito utilizada também contra a anemia. 

BRÓCOLIS - Alimento rico em betacaroteno, vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de cálcio, potássio e selênio e com pequenas quantidades de fósforo. Devido ao alto teor de betacaroteno beneficia os olhos, a pele e os nervos, além de proteger contra diversas doenças degenerativas. A vitamina C aumenta as defesas do sistema imunológico e o cálcio fortalece os ossos. É ideal para as dietas de emagrecimento. Prefira os que apresentam as flores bem fechadas são os melhores.

BROTO DE FEIJÃO - Rico em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, niacina, proteínas, cálcio e fósforo. Alimento leve, com alto teor nutritivo e fácil digestão. Muito consumido pelos orientais, está também se tornando um hábito ocidental. É servido em saladas ou em refogados de carne ou frango . Os brotos se conservam melhor numa vasilha de água constantemente renovada.


CAJU - Comprovadamente eficaz, basta um caju por dia para suprir o organismo de vitamina C, pois o suco desta fruta possui tanino e seu teor de vitamina C é um dos maiores entre as frutas. Fortalece o sistema imunológico e combate o stress. O caju amarelo tem 220 mg de vitamina C, enquanto o vermelho, ainda melhor contém 275mg.

CAQUI JAPONÊS - Rico em betacaroteno, vitamina C e cálcio, o caqui reforça o sistema imunológico, sobretudo nos casos de gripes e resfriados, deve ser consumido sem casca e só possui sabor agradável quando bem maduro.

CARAMBOLA - A carambola rica em proteína e vitamina C pode ser útil no controle da pressão arterial, flacidez e celulite, juntamente com outras medidas aconselháveis como a atividade física regular.

CEBOLA - Rica em ácido fólico e vitamina C, , possui alto teor de cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, enxofre e pequenas quantidades de zinco, ferro e cobre além de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e biotina. Revigora as membranas mucosas, o estômago e os intestinos e ajuda a criar uma sadia flora intestinal, tem propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes. O selênio é o mineral revolucionário da cebola. Indica-se a quem tem diabetes, hipertensão, obesidade, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia . Os componentes nutricionais da cebola podem ajudar no combate aos coágulos sanguíneos, observados no infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e embolias pulmonares.

CENOURA - Rica em betacaroteno, vitaminas do complexo B, ácido fólico, pequenas quantidades de vitaminas C, E e K, contendo alto teor de ferro, magnésio, cálcio e fósforo, e por sua grande quantidade de substância antioxidante e de betacaroteno. Traz benefícios para os olhos e a pele, sendo indicada para o bom funcionamento do fígado, também usada para aliviar a prisão de ventre e reduzir a taxa de colesterol no sangue. Em seu preparo deve-se cortar as folhas verdes e lavar as cenouras em água abundante, com uma escova. É preferível não descascá-las, porque grande quantidade de suas substâncias nutritivas se encontra justamente sob a casca. É recomendado servi-las sempre com um pouco de azeite de oliva ou manteiga para facilitar a conversão do betacaroteno em vitamina A.

CEREJA - Rica em betacaroteno, ácido fólico e vitamina C, também apresenta pequenas quantidades de biotina e de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e E. Com alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio e enxofre, conta ainda com pequenas quantidades de cobre, ferro, manganês e zinco. Pelo seu alto teor de vitaminas que estimulam todos os processos de desenvolvimento e crescimento, a cereja é particularmente boa para as crianças. Ideal para combater a prisão de ventre, estimular a digestão e as funções do pâncreas, além de ter propriedades diuréticas. Seu sumo ajuda a diminuir a febre. As variedades de cor mais escura contêm maior concentração de minerais e vitaminas.

COCO - Pelo seu conteúdo nutricional equivale a uma farmácia. Rico em potássio, é utilizado como coadjuvante no tratamento de pacientes cardiopatas ou nefropatas, que estejam usando diuréticos ou cardiotônicos do tipo digitálico. Além do efeito anti-diarréico, o coco serve como vermífugo, sua polpa ou sua água atuam minimizando os efeitos da deficiência corporal de potássio, que pode acarretar prejuízos das funções neuro-muscular (fraquezas e paralisias), cardíaca e respiratória.

COUVE - Rica em betacaroteno, vitaminas do complexo B (principalmente a vitamina B6 e vitamina C), a couve também possui muito cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Fortalece os rins e o coração, e é boa para os olhos, especialmente nos casos de cegueira noturna. Regula a digestão e possui efeitos desintoxicantes. A couve tem folhas muito duras e não pode ser consumida crua, por isso deve-se limpar suas folhas com muita água para eliminar parasitas e insetos.

COUVE-FLOR - Rica em vitamina C, diversas vitaminas do complexo B e moderada quantidade de betacaroteno, a couve-flor também possui alto teor de fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro, além de zinco, iodo, cobre e flúor. Particularmente benéfica produz efeitos desintoxicantes. Antes de preparará-la, recomenda-se deixá-la por meia hora imersa em água com sal e algumas colheradas de vinagre, para eliminar possíveis parasitas ou insetos que podem esconder-se entre suas flores e talos.


DAMASCO - Rico em vitaminas B3, B5, C, betacaroteno e ácido fólico, o damasco possui alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre, além de pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B6 e de cobre, ferro e zinco. Devido ao betacaroteno, o damasco é muito saudável para a pele, todas as membranas e mucosas e para a visão. Pelo seu teor de potássio, é muito útil na alimentação de diabéticos.


ESCAROLA - É uma variedade de chicória e, como ela, tem sabor amargo. Suas folhas guardam preciosas doses de vitaminas e sais minerais. Essa hortaliça aumenta a resistência física e estimula o apetite e a digestão. A sugestão é servi-la crua em saladas, ou cozida, em tortas e pizzas.


ESPINAFRE - Excelente fonte de vitamina A e de sais de ferro, além de cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio e magnésio. O espinafre é ótimo para manter saudáveis os glóbulos vermelhos. É considerado importante pois contém poucas calorias e um rico teor de nutrientes em quantidades equilibradas. Dentre as hortaliças, é a uma das maiores fornecedoras de proteínas.


FEIJÃO - Principal fonte de proteína vegetal, o feijão representa um dos principais alimentos em muitas regiões do Brasil. Tem bom teor calórico e protéico.


FIGO - Rico em potássio, é um alimento com alto teor de calorias e glicose, deve ser evitado ou consumido com moderação pelos pacientes diabéticos. É recomendado para convalescentes e pessoas que desejam ganhar peso, estejam eles frescos ou secos. Bastante digestivo, tem também ação laxante e expectorante, além de possuir vitaminas A, C, e do complexo B, contém ferro, cobre, cálcio e uma enzima digestiva de proteínas.


FOLHA DE BETERRABA - A folha como também os talos e raízes são totalmente aproveitáveis. Desfazer-se das folhas significa perder boa quantidade de vitaminas (principalmente A), sais minerais e muitas fibras. As folhas da beterraba podem ser utilizadas como a couve, por exemplo, e servidas refogadas, picadinhas ou em sopas de legumes. Seu sabor é levemente adocicado.


FRAMBOESA - Típica dos países europeus, essa pequena fruta vermelha, bastante doce, lembra o morango. Muito saborosa, rende ótimos sucos e sorvetes. Por ser perfumada, é usada como essência em chás.


FRUTA DO CONDE - Também conhecida como ata, pinha, coração-de-boi, biribá, e originária das regiões tropicais da América, Ásia e África, é uma fruta de grande valor nutritivo; com baixo teor de calorias, conta com razoável quantidade de carboidratos (açúcares) e boa dose de magnésio. Recomendada ao consumo regular, é uma excelente opção de sobremesa.