Hoje, tenho uma notícia horrível para os homens... É claro que muitos já sabem, mas tenho certeza que a maioria vai se surpreender.
Homens podem ter câncer de mama. Claro, que a incidência entre eles é bem menor mas nem por isso menos preocupante. Aliás, torna-se bastante preocupante, pois muitas vezes, ao ser detectado já está em estado avançado. Por isso, em Outubro, será lançada no Rio de Janeiro, uma campanha de combate à doença, alertando os homens a respeito da importância do autoexame.
Tipo raro de câncer no Brasil e no mundo, o tumor mamário masculino aparece na página do Instituto Nacional do Câncer (Inca) com uma taxa de óbito, prevista para 2010/2011, de 125 homens — contra 11.735 mulheres. De acordo com o oncologista Pedro Aurélio Ormonde, diretor substituto da Unidade III do Inca — que atende apenas pacientes de câncer de mama —, as características da doença no homem e na mulher são as mesmas e ela se manifesta de igual modo nos dois sexos. “Trata-se da mesma alteração no ducto mamário e a única diferença que vejo é que, na maioria das vezes, quando se faz o diagnóstico no homem, a doença já está avançada”, observa o médico.
O fato de ser raro no homem e, inclusive, de despertar preconceito, por ser um câncer associado à condição feminina, induz o próprio governo a concentrar esforços em campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama com ênfase na mulher. “Isso ocorre tradicionalmente, mas as orientações sobre como evitar a doença e as linhas de tratamento servem para os dois gêneros”, admite Pedro Ormonde. O oncologista ressalta que os homens também devem fazer autoexames constantes de mama, mantendo a atenção a qualquer sinal estranho na região mamária, nem que seja um nódulo mínimo. Aliás é até mais fácil identificar o tumor nos homens, porque eles não desenvolvem o broto mamário. O homem só precisa vencer um obstáculo: o preconceito.
Veja essa imagem que retirei do Correio Braziliense do dia 17 de agosto de 2011 sobre os sinais de alerta:
Espero que depois desta triste notícia, meus caros leitores fiquem mais atentos ao próprio corpo e dispam se de todo e qualquer preconceito.
Meus agradecimentos à minha querida mamãe que me indicou essa matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala para nós...